publicado em 18/11/2012no portal SEDUC.
O Programa
Ensino Médio Inovador (ProEMI), integra as ações do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal
para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio,
compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas
ao currículo das escolas, ampliando o tempo na escola e a diversidade
de práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e expectativas dos
estudantes do ensino médio.
O ProEMI foi
instituído pela Portaria no. 971, de 09/10/2009 com o objetivo de
provocar o debate sobre o Ensino Médio junto aos Sistemas de Ensino
Estaduais e do Distrito Federal, fomentando propostas curriculares
inovadoras nas escolas do ensino médio, disponibilizando apoio técnico e
financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo
dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade
contemporânea.
A Secretaria de
Estado de Educação do Pará aderiu ao ProEMI no mesmo ano de implantação
com a participação de 34 escolas da região metropolitana as quais
elaboraram o Plano de Ação Pedagógica (PAP) contendo os Projetos da
experiência de inovação curricular conforme as diretrizes gerais do
programa. Após a avaliação desta Secretaria foram disponibilizados
recursos para, entre outras ações, melhoria das condições de trabalho
docente e formação continuada, infraestrutura e recursos pedagógicos
além de apoio a projetos de pesquisa e estudos relativos ao ensino médio
e a juventude.
Em 2011 a nova versão
do ProEMI recebeu a adesão de 141 escolas do Pará espalhadas por
diversos municípios de todo estado. O PAP foi substituído pelos Projetos
de Reestruturação Curricular (PRC) os quais deveriam apresentar ações
em diferentes formatos (disciplinas, oficinas, projetos
interdisciplinares, aquisição de materiais e tecnologias do Guia de
Tecnologias atualizado, dentre outros) e poderão incluir formação
específica para os profissionais da educação envolvidos na execução das
atividades. O conjunto de ações do PRC de cada escola contemplaria, no
mínimo, os Macrocampos obrigatórios: Acompanhamento Pedagógico e
Iniciação Científica e Pesquisa.
Os recursos
financeiros previstos são destinados ao desenvolvimento de propostas
curriculares no ensino médio regular, na forma especificada nos PRC e
deverão ser aprovados pelo Comitê Estadual do Programa. Para o ano de
2012 chegam à ordem de R$ 9.062.000,00. recursos esses garantidos pelo
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE por meio do
Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE.
Juntamente com o
ProEMI encontra-se o Projeto Jovem de Futuro, configura-se nesta ação
conjunta MEC, Instituto Unibanco e Secretaria de Estado de Educação do
Pará tem como objetivos aumentar o desempenho escolar dos estudantes e
diminuir os índices de evasão por meio de uma nova forma de gestão: a
Gestão para Resultados. Além disso adota o uso de metodologias para
melhorar a proficiência dos alunos nas disciplinas Língua Portuguesa e
Matemática
A meta é para
melhorar substancialmente seu desempenho no período de três anos
(duração do Ensino Médio). Com efeito, as escolas participantes do PJF
recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar,
acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados.
O PJF visa mobilizar
alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo
objetivo: garantir que jovens entrem, permaneçam, tenham um bom
desempenho e terminem o Ensino Médio. Participam do ProEMI/PJF 132
escolas da rede estadual de educação espalhadas , as quais representam o
CICLO 1/ ano base 2012.
Fonte: SEDUC-PA
HomeO que é o PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador - e o PJF - Projeto Jovem de Futuro
O que é o PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador - e o PJF - Projeto Jovem de Futuro
O que é o PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador - e o PJF - Projeto Jovem de Futuro
Unknown
Rating: 5
sábado, 8 de dezembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário: